Como na vida

"Se um ovo se rompe por uma força exterior, a vida termina...Mas se ele se
rompe por uma força interior, a vida começa!...Grandes coisas começam a
partir do seu interior!..."




Pesquisar este blog

Image by FlamingText.com

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dia de Luta contra o Câncer

O dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer

Milhares de brasileiros morrem todos os anos por decorrência de tumores cancerígenos. Dados do Inca ( Instituto Nacional do Câncer), mostram que os cânceres são a segunda maior causa de morte por doença no país. Em primeiro lugar no ranking e responsável pelo maior número de óbitos, esta a doença do sistema circulatório ou acidente vascular cerebral (AVC), e em terceiro lugar estão as doenças respiratórias, resultantes de infecções do aparelho respiratório.
Os tipos mais comuns são: câncer de pele, de pulmão, de mama, de próstata, entre outros.

O que é câncer?

O câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 100 doenças. Embora existam muitos tipos de câncer, todos os câncer começar porque as células anormais crescem fora de controle. O câncer não tratado pode causar doenças graves e morte.

As células normais do organismo:

O corpo é composto de trilhões de células vivas. Células normais do corpo crescem, se dividem para fazer novas células, e morrer de uma forma ordenada. Durante os primeiros anos de vida de uma pessoa, as células normais dividem mais rápido para permitir que a pessoa a crescer. Depois que a pessoa se torna um adulto, a maioria das células se dividem apenas para substituir desgastados ou células que morrem ou na reparação de lesões.

Como o câncer começa?

Começa câncer quando as células em uma parte do corpo começam a crescer fora de controle. O crescimento das células do câncer é diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam a crescer e formar novas células, anormais. As células cancerosas também podem invadir (crescer em) outros tecidos, algo que as células normais não podem fazer. Crescer fora de controle e invadir outros tecidos são o que faz uma célula a célula cancerosa.

As células se tornam células cancerosas, porque de DNA (ácido desoxirribonucleico) danos. DNA está em cada célula e dirige todas as suas ações. Em uma célula normal, quando o DNA é danificado, quer a célula repara o dano ou morre. Em células cancerosas, o DNA danificado não for reparado, mas a célula não morre como deveria. Em vez disso, a célula continua fazendo novas células que o organismo não precisa. Estas novas células têm todos o mesmo DNA danificado como a primeira célula anormal faz.
As pessoas podem herdar DNA anormal (é passado de seus pais), mas na maioria das vezes o dano ao DNA é causada por erros que acontecem enquanto a célula normal é reproduzir ou por algo no ambiente. Às vezes, a causa do dano ao DNA pode ser algo óbvio como o fumo de cigarro ou exposição ao sol . Mas é raro saber exatamente o que causou o câncer de uma mesma pessoa.
Na maioria dos casos, as células cancerígenas formam um tumor. Com o tempo, os tumores podem substituir o tecido normal, aglomera-lo, ou empurrá-lo de lado. Alguns tipos de câncer, como o leucemia , raramente formam tumores. Em vez disso, estas células cancerosas envolvem o sangue e órgãos hematopoiéticos e circular por outros tecidos onde elas crescem.
 

Como o câncer se espalha?

As células cancerosas frequentemente viajar para outras partes do corpo onde possam crescer e formar novos tumores. Isso acontece quando as células cancerosas entrar na corrente sanguínea ou linfáticos do corpo. O processo de propagação do câncer é chamado de metástase.
Não importa onde um câncer pode se espalhar, é sempre nomeado com base no lugar onde tudo começou. Por exemplo, o câncer de cólon, que se espalhou para o fígado é chamado de câncer de cólon metastático, não câncer de fígado. Neste caso, as células cancerosas extraídos do fígado seria o mesmo que aqueles no cólon. Eles seriam tratados da mesma maneira também.
 

Como cânceres diferem?

Diferentes tipos de câncer podem se comportar de maneira muito diferente. Por exemplo, câncer de pulmão e câncer de pele são muito diferentes doenças. Eles crescem a taxas diferentes e respondem a diferentes tratamentos. É por isso que as pessoas com câncer precisam de tratamento que está destinado a seu tipo de câncer.

Os tumores que não são câncer:

Um tumor é um caroço anormal ou conjunto de células, mas nem todos os tumores são câncer. Os tumores que não são câncer são chamados benigno. Os tumores benignos pode causar problemas - eles podem crescer muito grande e de imprensa em órgãos e tecidos saudáveis. Mas eles não podem crescer em (invadir) outros tecidos. Porque eles não podem invadir, eles também não podem se espalhar para outras partes do corpo (metástase). Estes tumores são raramente fatais.
Por tanto vai ai uma dica , faça exames regularmente e previna-se. 
Fonte: http://www.cancer.org 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS E IDÉIAS

FALE CONOSCO

Image by FlamingText.com

RAP DO OVO